DESMONTEI UMA BOMBA SUBMERSA VEJA COMO FUNCIONA

Desmontei uma bomba submersa sapo veja como funciona. As bombas sapo são equipamentos muito conhecidos e populares, especialmente por seu baixo custo e sua flexibilidade de uso.

Apesar desse modelo de bomba d'água ter perdido espaço no mercado em virtude do aumento da construção de poços artesianos, esse modelo tem muitas aplicações e apresenta um ótimo desempenho e custo-benefício.

O que são as bombas sapo?

Também conhecidas como submersas ou de drenagem, as bombas sapo são equipamentos que trabalham totalmente debaixo d’água e costumam ser mais usadas em residências e propriedades rurais de pequeno porte.

Diferentemente das bombas centrífugas, que funcionam com rotores responsáveis por sugar o líquido em movimento giratório, as bombas sapo trabalham à base de magnetismo, ou seja, por vibrações. Na prática, um eletroímã atrai e repele um martelo que fica preso a um diafragma. Esse movimento, associado a uma série de válvulas, puxa a água e a empurra para a saída da bomba.

Qual a sua função?

Imersa na água, as bombas sapo tem a finalidade de transportar águas limpas ou sujas, de acordo com o tipo de equipamento. Assim, são muito indicadas para diversas aplicações, como caixas d’água, valas, cisternas, águas pluviais, poços etc. No entanto, elas têm uma forma construtiva ideal e mais indicada para atuar em cisternas, bombeando a água até uma caixa ou tanque de armazenamento.

Fonte: PARAISO DAS BOMBAS